quarta-feira, 13 de julho de 2011

Encerramento de Estações dos CTT em Coimbra



O espectro do encerramento de várias estações dos CTT aí está. Esta actividade que, em Portugal, remonta ao século XVI, com distribuição domiciliária nos primórdios do Século XIX, traçou o seu caminho por entre as vidas dos portugueses como algo indispensável.
Em Coimbra a administração desta empresa que o governo quer privatizar, colocando em causa uma instituição que é do povo, um serviço verdadeiramente social e de proximidade, quer encerrar as estações de Santa Clara e Santa Cruz.
Contrariamente a outras instituições do Estado, os CTT não têm tido problemas de fundo ao nível financeiro, pelo que a política de encerramento de várias estações ao longo do país é lesiva e atentatória contra o interesse público e dos cidadãos que dela dependem.
O serviço postal é reconhecidamente um dos pilares fundamentais de um país e que deve ser claramente assumido pelo Estado, pelo que o encerramento de estações prejudica as populações sobretudo os idosos e os com menos rendimentos, bem como transtorna vida das empresas aumentado os seus custos. Tememos também que estejam amaçados muitos postos de trabalho, quer pela via dos encerramentos, mas sobretudo com a privatização e o consequente aumento de preços que ditarão a lógica do lucro selvagem.
A lógica economicista e as privatizações a mando dos feitores da Troika, não podem sobrepor-se ao bem-estar social das populações, nem amputar o estado de tal forma que fique à mercê do grande capital, sobretudo o apátrida, no que toca à regulação social e à resposta rápida em situações de crise.
Lutemos pois contra o encerramento cego de estações, bem como a privatização desta instituição secular.

Sem comentários: