quinta-feira, 16 de junho de 2011

Universidade de Coimbra tem três novos directores

Biblioteca Geral, Teatro Académico Gil Vicente e Estádio Universitário com renovadas direcções
José Augusto Cardoso Bernardes, para a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Fernando de Matos Oliveira, para o Teatro Académico Gil Vicente, e Maria Aguiar Valente Cavaleiro Machado Morais, para o Estádio Universitário. Assim se compõe a lista de directores, empossados amanhã pelo reitor João Gabriel Silva, em cerimónia marcada para as 12h00, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC). Dois pertencem à Faculdade de Letras, enquanto que para o Estádio Universitário foi escolhida pelo reitor uma engenheira.
José Augusto Cardoso Bernardes é professor catedrático de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras e conselheiro no Conselho Geral da UC. Já publicou vários trabalhos, entre os quais “O Bucolismo Português”, “Sátira e Lirismo no Teatro de Gil Vicente”, “História Crítica da Literatura Portuguesa. Humanismo e Renascimento”, “Revisões de Gil Vicente” e “A Literatura no Secundário. Outros Caminhos”. Ao ser empossado fica com a missão de dar seguimento ao trabalho desenvolvido pelo físico Carlos Fiolhais, que desde 2004 dirige a Biblioteca Geral, onde tem levado a cabo vários projectos, entre os quais dois de digitalização de documentos enquadrados pelo Plano Operacional da Cultura.
Para o lugar ocupado por Isabel Nobre Vargues desde 2008, vai um outro docente das Letras, Fernando de Matos Oliveira, doutorado em Literatura Portuguesa, com fortes ligações a uma das áreas que vai dirigir: o teatro. Como interesses científicos tem a Teoria do Teatro e da Performatividade, História e Estética do Teatro e Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Tem vindo a publicar diversos ensaios na área do teatro, narrativa e poesia em diversas revistas nacionais e estrangeiras e é autor de algumas obras nas mesmas áreas.
Para a direcção do Estádio Universitário foi nomeada Maria Aguiar Valente Cavaleiro Machado Morais, o que acaba por não ser uma grande novidade, uma vez que esta técnica superior, formada em Engenharia Civil, tem vindo já a exercer interinamente o cargo, substituindo Joaquim Pereira Diniz Vieira, que passou à reforma. No Estádio Universitário, Maria Aguiar já era assessora principal.

Fonte: Diário de Coimbra

Sem comentários: