quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pela qualidade no ensino


Os estudantes do curso de engenharia civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) aproveitaram, ontem, a deslocação da ministra da Saúde e cabeça de lista pelo PS em Coimbra, Ana Jorge, às instalações da escola, para se manifestarem contra a extinção já anunciada desta licenciatura. O protesto teve lugar à porta da instituição, onde os alunos colocaram, simbolicamente, uma urna com um tijolo em cima, demonstrando assim o seu pesar pela “morte” do curso de engenharia civil já no próximo ano lectivo. Sob a forma de cordão humano, os estudantes apresentaram ainda diversos cartazes, onde questionam a decisão do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) relativamente à ESTGOH, quando não há mais nenhum curso a fechar noutras escolas do IPC, apesar de ser conhecida a falta de candidatos nalgumas áreas.
Estamos solidários com estudantes da ESTGOH, uma vez que é apostando em cursos superiores ministrados no interior do país que se combate a desertificação.
Mais uma vez os responsáveis escolares, correias de transmissão das políticas do sistema, fazem sinal para um lado e depois viram para o outro. A medida é altamente discriminatória, pois tanto quanto sabemos vão ser mantidos outros cursos. Abrir e fechar cursos drasticamente só por razões economicistas é altamente discriminatório quando sabemos que artificialmente são mantidos outros.
O interior continua a ser o parente pobre deste sistema podre nascido no dia 25 de Abril, que prega a igualdade mas que depois nos mostra alguns mais iguais que outros.

Sem comentários: