quinta-feira, 19 de maio de 2011

Recluso foge pela janela do Tribunal


Ida ao quarto de banho permitiu fuga, mas não evitou condenação
Um recluso fugiu ontem de manhã por uma janela do edifício do Tribunal de Ansião, quando se preparava para ouvir a sentença relacionada com um processo de roubo, sequestro e posse ilegal de arma.
Segundo uma testemunha que se encontrava no local no momento da fuga, o arguido, com cerca de 30 anos de idade, terá aproveitado uma ida aos sanitários para fugir por uma janela, que não tem qualquer tipo de segurança, localizada no primeiro andar das instalações judiciais.
O indivíduo estava a ser julgado na sequência de um roubo e sequestro a uma empresa têxtil de Avelar (Ansião), juntamente com um irmão e um terceiro indivíduo, ausente em parte incerta.
Os dois irmãos, com residência na zona do Entroncamento, encontram-se em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Leiria, no âmbito de outros processos, tendo-se deslocado em carrinha celular e na companhia de guardas prisionais ao Tribunal de Ansião para conhecer a sentença.
Segundo a mesma testemunha, o segundo arguido que também estava numa sala onde habitualmente ficam os reclusos a aguardar a entrada na sala de audiências, terá, igualmente, tentado uma fuga, mas sem êxito.
Os dois indivíduos, de etnia cigana, acabaram por ser condenados pelo Tribunal de Ansião. O foragido a uma pena de prisão efectiva, de cerca de três anos, e o irmão a uma pena de multa.
Durante todo o dia, a Guarda Nacional Republicana, que foi alertada de imediato para a fuga, desenvolveu diversas diligências no sentido de localizar o recluso.
Segundo fonte do Destacamento Territorial de Pombal, as operações envolveram vários meios dos postos de Ansião, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos, para além do Destacamento de Intervenção de Leiria, patrulhas de binómios cinotécnicos e equipas do Núcleo de Investigação Criminal.

Sem comentários: