sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O grande capital nem tem Pátria


O presidente da Cooperativa Agrícola de Montemor-o-Velho (CAMV) afirma ao DIÁRIO AS BEIRAS que uma grande superfície está a preparar-se para fazer dumping com o arroz, vendendo-o a 35 cêntimos/quilo.

O grande capital nem tem Pátria e para chantagear os agricultores não tem problemas em cometer uma irregularidade pois sabe que goza de protecção e impunidade.
São mais uma vez os “benefícios” do mundialismo e da globalização que o sistema nos tenta impingir.
A globalização da economia é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer, por vezes, nesse movimento de expansão. Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a extensão do comércio de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais.

O mercado globalizado é um mercado desregulamentado, sobre o qual os Estados possuem cada vez menos controle. É um mercado privatizado, com tudo aquilo que implica na transferência das decisões tocantes aos sectores de primeira necessidade. Um mercado caracterizado por uma competitividade exacerbada, que é invocada para proceder a fusões, às reconfigurações de empresas.
É inegável que os preços como neste caso descem, mas as consequências são bem mais nefastas que um simples aliviar da carteira. Neste particular visam a curto prazo chantagear os produtores nacionais ou mais grave ainda e certamente o mais provável contribuir para o aniquilar da produção de arroz no nosso país a exemplo de outras “mortes”já conseguidas.
Ao contrário da doutrina propagandeada pelo sistema a globalização produz ainda mais desigualdade
Vale a pena deter-se um instante nesta questão, pois ela é como um todo e é um dos elementos difusos que, como cimento, liga as coisas. Temos que repor princípios e valores éticos como base da crítica ao processo de globalização económico-financeira, regulada pela lei selvagem do mais forte em termos de mercado e pela repressão político-militar, se necessário for, a serviço da estratégia de busca de lucros e acumulação dos grandes conglomerados multinacionais.
O importante é visualizar as várias formas em que se manifesta a desigualdade. As caras das desigualdades são o nosso problema central. A globalização só tornou mais evidente o tal nó, ao mesmo tempo em que nos mostrou o seu carácter profundamente anti-social.

A única força verdadeira e validamente opositora da globalização é a das Nações soberanas e independentes. Só o nacionalismo pode assegurar uma alternativa à pretensão de um grupo mundial e uniformizante, venha ele de Washington ou se encontre disseminado pelo mundo fora.
Quanto aos nacionalistas, esses, estão serenos e estudam a complicada situação mundial com cuidado. É que, como não são mundialistas, sabem que a resposta terá que vir de cada Povo e de cada Nação.

Sem comentários: