quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FIGUEIRA DA FOZ - “Revolução” no comércio local devido ao aumento de taxas



Mal se apanhou no poleiro da Câmara da Figueira da Foz o PS começou a trabalhar afincadamente ao contrário do indolente PSD.
Enquanto os antigos donos da Câmara nada faziam os novos primam pelas asneiras, ou por prestar um grande serviço às grandes superfícies.
As cartas da autarquia, para cobrança do valor das taxas dos reclamos e toldos no exterior dos estabelecimentos, chegaram no início desta semana e ontem era uma “azáfama”por toda a Figueira da Foz. Uns, cortaram pura e simplesmente o nome da casa dos toldos, outros retiraram os reclamos luminosos e há até quem vá tapar as letras da designação da loja.
Em tempo de crise a CM da F. da Foz presenteou o comércio tradicional com aumentos superiores a 100%.
O Comércio Tradicional é uma forma de compra e venda num ambiente de proximidade entre vendedor e cliente, a qual só se verifica em locais de pequena e média dimensão, onde vamos e compramos através de uma base sólida de confiança, tanto na qualidade como na escolha selectiva dos produtos.
Com o aparecimento das grandes áreas comerciais, o comércio tradicional vê-se ameaçado face a essa concorrência desigual, sobrevivendo com grandes dificuldades,ou mesmo morrendo gradualmente.
Perdem-se com isso as suas vantagens, entre as quais destacamos a proximidade a todo o tipo de produtos, muitas vezes, produzidos pela nossa população, o que é um factor de emprego, estabilidade e prosperidade para as famílias e que contribui fortemente para a qualidade de vida das povoações e manutenção dos seus centros tradicionais.
Ao mesmo tempo, o comércio tradicional absorve uma boa parte da mão-de-obra activa
da população laboral e representa ainda, um apoio fundamental ao sector turístico e ao abastecimento das zonas rurais, bem como das zonas históricas das nossas cidades.

O Comércio tradicional ajuda a:
Combater a desertificação populacional dos centros históricos e turísticos das nossas cidades, bem como das zonas rurais.
Combater a marginalidade através da constante movimentação da população elevando o nível de segurança e harmonia entre a sociedade e a área comercial.
Proporcionar uma zona saudável de lazer e maior animação cultural.
Defender a nossa Cultura, Identidade, Hábitos e Costumes.

É urgente apoiar o Comércio Tradicional, preservando-o e apoiando-o face ao comércio invasor e impessoal, como tal medidas como as descritas acima e em tempo de crise só reforçam a ideia de que o sistema está refém das grandes superfícies e tudo faz para as promover em detrimento do comércio tradicional.

Sem comentários: