quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Utentes temem “destruição” de Unidade de Tumores Ósseos


Doentes sublinham que a resposta dos HUC é única no país e estão contra a diminuição do número de camas
A administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra decidiu, no âmbito da reorganização de espaços em curso, transferir a Unidade de Tumores Ósseos do serviço de Ortopedia dos antigos pavilhões de Celas para o bloco central do hospital. Sabendo do projecto e da diminuição de camas que lhe está associada, os doentes protestaram, lembrando que aquela é a resposta de última linha para doentes oncológicos de todo o país e que as mais de 30 camas que tinha até agora estavam frequentemente lotadas. Na terça-feira, uma doente queixou-se mesmo à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e fez chegar as suas preocupações aos grupos parlamentares.
«Há pessoas que já estão a ser encaminhadas para unidades distritais, quando a Unidade de Tumores Ósseos dos HUC é que tem os profissionais, o conhecimento e a experiência para os tratar», diz a utente Maria Helena Dias, autora da mensagem de apelo à LPCC. «Assisti à dor de uma mãe que foi avisada que o seu filho possivelmente iria ser reencaminhado para a Guarda, de onde viera», acrescenta.
«Sendo uma referência na comunidade médica é impossível pensar, seja a que título for, num encerramento desta unidade», escreve a doente, a quem foi diagnosticado um tumor ósseo no início de 2008 e que chegou estar a internada mais de 170 dias na unidade dos HUC. Para Maria Helena Dias, esta «não é uma mera transferência, mas a destruição de uma unidade exemplar» do ponto de vista técnico e humano e o prenúncio do «seu encerramento».
De acordo com a utente, pela Unidade de Tumores Ósseos têm passado doentes de todo o país, do norte a sul e das ilhas. No bloco central dos HUC, a unidade manterá a equipa e os recursos – com a vantagem de estar mais perto de outros meios de diagnóstico e terapêutica do hospital – mas terá, como já confirmou o Conselho de Administração, apenas 18 camas.

Preocupações da LPCC
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Carlos Oliveira, tomou há cerca de três semanas uma posição oficial sobre este assunto. O responsável nacional diz ter enviado um ofício à ministra da Saúde logo após a publicação das primeiras notícias do encerramento da unidade (dia 30 de Julho, no Diário de Coimbra). «Tomei uma posição não como médico oncologista ou ex-funcionário do hospital, mas como presidente da Liga que tem como objectivo pugnar para que os doentes tenham o tratamento correcto desde o diagnóstico à reabilitação», declarou.
No entender do responsável, a preocupação dos doentes é legítima. «É uma unidade única e de grande prestígio, com uma capacidade de internamento reduzida deixará de ser uma referência nacional», refere, explicando que doentes de outras regiões do país poderão deixar de ter ali espaço para serem acolhidos.
Carlos Oliveira refere que esta foi «a primeira unidade a ser criada». «Tem uma equipa multidisciplinar, onde trabalham médicos de diversas áreas, acumulou saber, experiência e prestígio que fazem com que colegas de todo o país enviem para ali os seus doentes».

Tumores raros
Referindo que «existem tumores ósseos primitivos [primitivos porque existem outros cancros com metástases nos ossos] raros, com 100 a 150 casos registados por ano no país», o médico sublinha a importância da concentração de recursos especializados. «A diminuição da capacidade de internamento - importante para doentes que não possam ser tratados em hospital de dia - vai pôr em causa a qualidade do tratamento das pessoas que não possam ser tratadas na Unidade de Tumores Ósseos». Encaminhadas para outros hospitais, «de uma forma geral, não serão tão bem tratados», admite.
Recorde-se que, até ao final de Setembro, a Unidade de Tumores Ósseos deverá estar a funcionar no 9.0 piso do edifício principal dos HUC, ocupando uma ala desocupada pela Ginecologia. Fernando Regateiro sublinha que as instalações físicas não eram as melhores no pavilhão de Celas e lembra que todas as áreas de Ortopedia serão progressivamente transferidas para o bloco central.

“Os doentes que precisem
serão sempre atendidos”
O presidente do Conselho de Administração dos HUC nega que estejam a ser recusados doentes na Unidade de Tumores Ósseos, onde, aliás, tudo está a funcionar como antes. «A mudança de instalações só deve acontecer em meados de Setembro e não vai afectar a capacidade assistencial. A nossa única motivação é a qualidade, com melhores condições hoteleiras para os doentes e com a maior proximidade de meios complementares de diagnóstico e terapêuticas que existem no edifício central», reiterou ontem ao Diário de Coimbra.
O responsável considera que o número de camas previstas, somado à capacidade dos hospitais de dia, será suficiente para responder aos doentes que procuram os HUC para tratar tumores ósseos e que não tenham respostas de qualidade idêntica em hospitais de proximidade. «Todos os doentes que precisem dos HUC serão aqui tratados. Mas quando há benefício para o doente em ser tratado noutro local, mais perto da sua residência, explicamos isso mesmo, seja um caso de tumores ósseos seja de outra patologia qualquer», salvaguarda.
Fernando Regateiro repara que a unidade se tem diferenciado nalguns tipos de tumores, como o osteosarcoma, e adianta que será solicitado à tutela a concentração da resposta nacional nos HUC. «Deviam ser aqui concentrados os casos de osteosarcoma para que todos pudessem beneficiar da nossa experiência e conhecimento», admite. Já noutros tipos de tumores ou em fases menos graves da doença, o atendimento pode ser feito por equipas de outros hospitais. «É uma questão de boas práticas em saúde e de responsabilidade», defende.

Sabendo que quem dirige os HUC, quando foi Director Distrital de Saúde fechou várias unidades ou limitou os seus horários unicamente por razões economicistas não tendo em conta os reais interesses das populações, não nos admira que só para poupar uns cobres e continuar nas boas graças do governo cometa um acto tão lesa saúde. Afinal esta gente para além de ser incapaz é manifestamente capaz de tudo.

FONTE

Sem comentários: