quarta-feira, 17 de março de 2010

MONTEMOR - Manhã de reclamações no Centro de Saúde


O sistema de saúde que o sistema nos vai impingindo, falha constantemente, valendo aos utententes os hospitais centrais, mas sempre com longas horas de espera nas urgencias.
O Centro de Saude de Montemor não foge à regra, atarsos nas consultas, longas filas de espera e consultas abertas sem médico.
Revoltados vários utentes apresentaram reclamações no Centro e tieram que riumar a Coimbra para serem finalmente vistos por um médico.
Os politicos do sistema e os que os apoiam financeira e politicamente usam as clinicas de luxo à custa de subsisdios e planos de saúde pagos por todos nós, o povo é tratado tarde e a más horas e cada ez mais desumanamente.
A saúde em Portugal está muito pouco saudável. Um sistema nacional de Saúde caótico, o pesadelo das listas de espera, a falta de médicos, entre tantos outros, são problemas que prejudicam gravemente os portugueses. No nosso país prefere-se remediar a prevenir, com os custos incomportáveis que essa política acarreta para as finanças públicas.
È urgente definir uma estratégia de longo prazo para o sector da saúde. O país não pode viver ao sabor de querelas partidárias e de políticas de curto prazo que um partido implementa numa legislatura, para depois serem alteradas na legislatura seguinte por outro partido que chegou ao poder.
Estas políticas de «dente de serra» têm custado muito caro ao país, constituindo um desperdício de recursos inaceitável.
Por outro lado é preciso comparar a procura de serviços de saúde pelos cidadãos com a capacidade instalada (Infra-estruturas hospitalares e força de recursos humanos).
O Partido Nacional Renovador está convicto de que a existência crónica de listas de espera, que é absolutamente reprovável e inaceitável, em qualquer país civilizado, resulta do desequilíbrio entre a procura e a oferta destes serviços por parte do Estado e da falta de eficiência e de eficácia destes serviços públicos.
Também muito importante a aposta numa cultura de prevenção das doenças, através de campanhas de sensibilização adequadas, generalizadas a todos os cidadãos.

Sem comentários: